Páginas

terça-feira, 31 de março de 2020

#Entrevista com o escritor Marcelo Migowski

O escritor Marcelo Migowski é luso brasileiro com formação em educação física e fisioterapia e desde criança, ouviu histórias do pai e amigos portugueses sobre a vida e cultura de Portugal. Isso fez o escritor se apaixonar pelo país irmão e querer conhecê-lo. Com a experiência nas viagens a Portugal, veio o primeiro livro e com a repercussão, veio a necessidade de atualização das informações e a publicação da segunda edição de 'Destino…Portugal, Sonho ou Realidade?'.

Marcelo Migowski cedeu uma entrevista para o Contos NÃO Sobrenaturais e falou sobre seu livro 'Destino…Portugal, Sonho ou Realidade?' e o trabalho.

Foto: Escritor nas Muralhas de Óbidos, Portugal

Contos NÃO Sobrenaturais: O que o motivou a escrever 'Destino... Portugal, sonho ou realidade?

Marcelo Migowski: Sou cidadão luso brasileiro e nas minhas idas a Portugal sempre busquei entender o que levava os cidadãos, portugueses e brasileiros, ao longo do tempo, a atravessar o Oceano buscando uma "vida nova". Cito como exemplo o mais conhecido processo de imigração que temos registro, como a vinda da família real portuguesa para o Brasil. Desde garoto eu convivi com a comunidade portuguesa no Brasil e via de perto os propósitos de cada um, mas também as dificuldades enfrentadas, uma vez que decidiram deixar as suas raízes para trás, buscando uma vida melhor. Nas minhas viagens a Portugal eu procurei conhecer de perto o máximo de brasileiros que encontrava pelo caminho, fosse estudando, trabalhando ou mesmo em sérias dificuldades. Na maioria dos casos, pude constatar que a falta de informações e documentos limitava o acesso desses imigrantes a serviços de saúde, emprego digno e segurança jurídica, ou seja, tudo aquilo que levava essas pessoas a mudarem de país. Como eu conhecia bastante o funcionamento dos tratados de reciprocidade e leis que ambos os países amadureceram ao longo do tempo e sabia que a grande maioria não tinha recursos disponíveis para pagar uma consultoria especializada, decidi juntar essas informações de forma didática e metódica e publicar um livro, em formato de guia, para democratizar o acesso a essas informações.

CNS: Como foi o processo de pesquisa e obtenção de fontes confiáveis para o livro?

MM: Juntei todos os documentos e sites oficiais e fui organizando em grau de prioridade, como um passo a passo, para que as pessoas pudessem se organizar ao longo do tempo e, quando chegassem ao final do livro, estariam também chegando ao final no processo de imigração. Tive o cuidado de incluir todas as fontes para que os litores tivessem a garantia na segurança das informações, como também, acesso aos órgãos para aprimorar seus conhecimentos e tratar de especificidades.

CNS: É seu primeiro livro? Sim ou não, e como está sendo sua experiência como autor no Brasil?

MM: Esta a segunda edição do livro 'Destino... Portugal, Sonho ou realidade?' lançado em 2017 e que foi sucesso de vendas da Editora Autografia. Como a legislação mudou bastante desde então e, em geral, os processos de nacionalidade, reconhecimento de diplomas e vistos, entre outros foram simplificados, tive que escrever praticamente um novo livro, o qual foi lançado em janeiro de 2020. Minha experiência está sendo muito interessante porque nunca havia me imaginado como autor de um livro e a oportunidade de fazê-lo e contribuir com o sonho de inúmeras famílias me deixou realmente muito feliz e com o sentimento de dever cumprido. Receber notícias de pessoas que sonhavam mudar de país e o fizeram com base nas minhas informações e dicas, com sucesso e segurança, não poderia ser mais gratificante.

CNS: Como foi fazer a edição atualizada?

MM: A edição atualizada foi concebida com base no mesmo modelo do primeiro livro, mantendo-se o formato de guia e atualizando-se a legislação, com aprofundamento dos temas que as pessoas demonstraram maior dificuldade em confeccionar os processos sozinhas, como por exemplo, o reconhecimento de diploma e a aquisição de nacionalidade para cônjuge casado com Português.

CNS: Quanto a outros livros, tem planos para o futuro que envolva a publicação de outros livros do tipo, mas focados em outros países?

Por enquanto, pretendo manter o foco nas questões legais que envolvem a relação diplomática e burocrática entre Brasil e Portugal. É possível que no futuro venha a escrever um livro sobre outro tema que não tenha relação com imigração, mas igualmente visando o planejamento de uma vida feliz no próprio país de nascimento.

NOTA: O Contos NÃO Sobrenaturais já conferiu o livro 'Destino…Portugal, Sonho ou Realidade?' e recomenda. (Clicar AQUI para ler a resenha.)

Leia+: LITERATURA
Leia também: #LiteraturaSobrenatural


Um comentário:

  1. Melhor fonte de informação pra quem deseja mudar pra Portugal. Tudo que precisa, está contido nesta maravilhosa obra. Super recomendo pra quem tem o sonho de uma vida melhor.

    ResponderExcluir