Páginas

sábado, 20 de junho de 2020

#UmGritoDeLiberdade

CRÍTICA - CINEMA VIRTUAL


O filme 'Um Grito de Liberdade' (Annem, 2019), dirigido por Mustafa Kotan com roteiro escrito pelos roteiristas Evren Erdogan, Bener Karaçor e Ayse Balibey Tanil, é um drama turco repleto de sensibilidade e atuações viscerais.

Com um roteiro cheio de nuances, desenvolvido na tela através de uma narrativa sensível e profunda ao falar das relações familiares, a produção busca mostrar uma história que vai além do país onde foi produzida, já que podia ser sobre uma família de qualquer lugar no mundo. Porque é a história de uma mãe, Ayse (Sumru Yavrucuk), que podia ser uma mãe na Turquia ou no Brasil, a qual abre mão de tudo para criar a filha da melhor forma. Uma mãe que se priva inclusive da felicidade pessoal, para dar o que nunca teve a única filha, Nazli (Özge Gürel).


Relações familiares conturbadas, conflitos de mãe e filha que faz jus ao nome original do filme que traduzindo é basicamente "minha mãe", são a chave da trama de 'Um Grito de Liberdade'.

O roteiro mostra de forma cronológica o relacionamento difícil de uma mãe com sua filha, a qual é super protegida e foi muito bem cuidada desde pequena, só que ao crescer, começa a sentir vergonha da mãe e da família e, por isso, busca pela independência, dando seu "grito de liberdade" ao entrar para faculdade e ir morar longe. Deixando a cidadezinha em que nasceu e se mudando para a grande cidade de Istambul, Turquia. Algo que nunca teria feito, caso sua mãe não tivesse enfrentado o marido e insistido que a filha iria estudar, já que o pai da garota não queria que ela frequentasse a escola. Ainda assim, com a ida para a faculdade, Nazli deixa tudo para trás, fugindo de seu passado e de suas origens.


Destaque para a fotografia que não só ajuda no desenvolvimento narrativo, mas mostra as belezas das regiões entorno de Istambul, cidade turca que é considerada a capital cultural do país, mas sem focar em lugares turísticos. Isso porque o diretor buscou mostrar as belas locais e o cotidiano dos turcos, tanto na cidade grande como no interior. Uma viagem pela Turquia sem sair do lugar.

Vale dizer que a trilha sonora tem músicas regionais, que foram bem escolhidas e introduzidas ao longo do filme, envolvendo ainda mais o espectador na viagem pela Turquia que a produção proporciona.


Em cartaz no Cinema Virtual pela segunda semana, o filme 'Um Grito de Liberdade', com distribuição da A2 Filmes, está disponível na plataforma de cinema em cópias legendadas em português. Uma trama envolvente e comovente, recomendada para quem gosta de dramas familiares complexos.

Leia+: CRÍTICAS NÃO SOBRENATURAIS
Leia também: #CinemaVirtual


Nenhum comentário:

Postar um comentário