Páginas

quarta-feira, 13 de maio de 2020

#StarWars: Episódio IV - Uma Nova Esperança

CRÍTICA - TV/STREAMING


Lançado nos cinemas como 'Guerra das Estrelas' (Star Wars, 1977), o primeiro filme da franquia milionária de George Lucas, posteriormente foi renomeado (assim como os outros dois filmes que compõem a Trilogia Clássica Star wars) e passou a ser conhecido por 'Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança' (Star Wars: Episode IV - A New Hope). No entanto, vale ressaltar que não foi apenas o nome que mudou, George Lucas relançou o filme com mudanças na Edição Especial, em 1997, quando o filme voltou aos cinemas, em comemoração aos 20 anos de sua estreia nas telonas. Sendo que uma nova edição foi feita quando a produção foi lançado em DVD, em 2004.

Com direção de George Lucas, a trama original do roteiro de 'Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança', também escrita por ele, não mudou com as novas edições, mesmo que algumas mudanças tenham incomodado fãs, a história continua a mesma e narra as desventuras do jovem fazendeiro Luke Skywalker (Mark Hamill), lidando com a ameaça do Império Galáctico.

O filme inicia com Darth Vader (David Prowse, com voz de James Earl Jones), braço direito do Imperador, capturando a Princesa Léia, que é suspeita de fazer parte de uma rebelião contra o Império, a Aliança Rebelde. Léia nega e não há nada que possa comprometê-la, já que ela esconde os planos roubados do projeto secreto de Darth Vader e do imperador, a Estrela da Morte, em um dróide, o R2D2 (Kenny Baker), o enviando com o dróide C3PO (Anthony Daniels), para o planeta Tatooine, onde vive Luke.

O envolvimento do rapaz com os dróides causa a morte dos tios de Luke, enquanto ele procurava um eremita da região, Ben Kenobi (Alec Guinness). Tudo porque seu tio Owen (Phil Brown) compra os droides que foram capturados pelos Jawas, que vendem os "robôs perdidos" aos moradores das fazendas locais por preços mais baixos. Assim Luke, ao limpar a unidade R2, descobre uma mensagem de Léia para um Obi-Wan Kenobi que ele imagina ser o velho Ben.

Sem mais nada que o prenda em Tatooine, Luke decide ir com Ben, R2D2 e C3PO atrás de Léia, assim conhecendo o wookiee Chewbacca (Peter Mayhew) e o piloto e contrabandista Han Solo (Harrison Ford) dono da Millennium Falcon, que promete levá-los até o planeta Alderaan onde vive a família da princesa.

Enquanto está com Ben, o eremita ensina a Luke algumas técnicas da antiga arte dos Cavaleiros Jedi, grupo de elite do antigo regime, o qual é tratado como um problema pelo Império que, praticamente, causou a extinção de todos Jedi.

Junto com o roteiro atraente e personagens marcantes, o filme revolucionou as técnicas de filmagem e pós-produção, ao criar um universo ficcional nunca visto até então, mostrando na telona seres e mundos só imaginados em livros de ficção científica. Além de trabalhar a trilha sonora da produção de uma forma que o som no espaço ficou tão realista, que passou a ser adotado por produções anteriores do gênero.

'Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança' é distribuído atualmente pela Disney e a produção está a partir desse mês (Maio), disponível no catálogo do serviço de streaming Amazon Prime Video, junto com os outros 5 filmes da franquia original de George Lucas, Trilogia Clássica e Trilogia Precol, e também o filme 'Rogue One - Uma História Star Wars'.


Leia+: #CríticasNÃOSobrenaturais
Leia também: CRÍTICAS SOBRENATURAIS



Nenhum comentário:

Postar um comentário