Páginas

domingo, 17 de maio de 2020

#StarWars: Episódio VI - O Retorno do Jedi

CRÍTICA - TV/STREAMING


Lançado nos cinemas como 'O Retorno do Jedi' (Return of the Jedi, 1983), o terceiro e último filme da Trilogia Clássica da franquia de George Lucas, posteriormente foi renomeado e passou a ser conhecido por 'Star Wars: Episódio VI - O Retorno do Jedi' (Star Wars: Episode VI - Return of the Jedi). Sendo também reeditado por George Lucas ao ser relançado nos cinemas mundiais em Edição Especial de aniversário, quando a estreia do filme 'Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança' nas telonas fez 20 anos. Porém ganhou uma segunda edição após a conclusão da Trilogia Precol de Star Wars.

Com direção de Richard Marquand, o roteiro foi escrito por Lawrence Kasdan junto com George Lucas e narra o final do confronto entre a Aliança Rebelde e o Império Galático, que não desiste de seus planos de ter uma arma de morte em massa. Por isso, retoma os planos da Estrela da Morte, construindo uma nova próxima a órbita da lua do planeta Endor.

Enquanto isso, os dróides R2D2 (Kenny Baker) e C3PO (Anthony Daniels) estão em Tatooine, seguindo para o esconderijo de Jabba para entregar uma mensagem de Luke (Mark Hamill), que busca negociar a soltura de Han Solo, atualmente prisioneiro do mafioso galático.

No entanto, a mensagem é só uma distração enquanto o plano de Luke para salvar Han (Harrison Ford), com a ajuda de Léia (Carrie Fisher), Chewbacca (Peter Mayhew) e Lando (Billy Dee Williams) é colocado em prática.

Plano que parece dar errado e faz com que Jabba ordene a execução de Han, Luke e Chewie, enquanto Léia é feita de escrava. A execução é marcada e todos levado para o poço de Carkoon, onde vive a criatura Sarlacc espécie do Mar das Dunas. Porém os planos de execução de Jabba são interrompido e o grupo consegue escapar da morte e deixar Tatooine ilesos.

De volta a Dagobah, como prometido a Yoda, infelizmente Luke não consegue concluir seu treinamento Jedi. Isso porque o Mestre Yoda se encontra muito doente e com a idade avançada, ele não acredita que viverá por mais tempo e decide revelar um segredo a mundo preservado. Assim Yoda não só confirma o que Vader (David Prowse, com voz de James Earl Jones) revelou durante o encontro dele com Luke na cidade das nuvens, mas que existia um outro Skywalker.

'Star Wars: Episódio VI - O Retorno do Jedi' é um final a altura desta obra de ficção científica, considerada uma space opera cinematográfica, a produção teve ainda mais realismo na composição de seu universo, com as técnicas de filmagem e pós-produção mais sofisticadas da época, tanto para imagem como para o som, o que foi aprimorado com a Edição Especial de 20 anos.

Atualmente, com distribuído da Disney, o filme está no catálogo do serviço de streaming do Amazon Prime Video, a partir desse mês (Maio), junto com os outros 5 filmes da franquia original de George Lucas, Trilogia Clássica e Trilogia Precol, e também o filme 'Rogue One - Uma História Star Wars'.


Leia+: #CríticasNÃOSobrenaturais
Leia também: CRÍTICAS SOBRENATURAIS



Nenhum comentário:

Postar um comentário