Páginas

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Anton: Laços de Amizade

CRÍTICA - CINEMA VIRTUAL


'Anton: Laços De Amizade' (Anton, 2019) é uma adaptação do livro 'Anton: Um menino, seu amigo e a revolução russa' de Dale Eisler, com roteiro escrito por Zaza Urushadze, cineasta que também dirigiu o filme.


A trama do filme se passa em um período intermediário entre as Grandes Guerras (Primeira Guerra Mundial e Segunda Guerra Mundial), em uma pequena vila ucraniana em 1919, onde as pessoas estavam entre aceitar o seu destino ou lutar contra o que era imposto. Os alemãs tentavam convencer o povo das vantagem de ficarem ao seu lado e assim dominarem a região, enquanto um padre revolucionário tentava fazer a diferença.

Em meio a delicada situação que o povo vivia e a tensão que o fantasma da guerra trazia, é mostrado o dia a dia de dois garotos e a amizade deles, apesar das famílias serem de religiões diferentes, uma católica e outra judia.


Os nuances entre a realidade pós guerra e a vida na remota vila da Ucrânia onde vive o pequeno Anton, católico, e seu amigo Yasha, judeu, faz a narrativa ser marcada por momentos chocantes e também comoventes.

As locações também ajudam a mostrar esses nuances entre a vida dos descendentes de alemães e judeus da região, diante da revolução que acontecia naquele período da história da Rússia, com grande foco na política e divisões sociais. Tendo belíssimas tomadas, filmadas a moda antiga, o filme mostra que o bom cinema ainda pode ser feito, sem precisar necessariamente de recursos tecnológicos super moderno.


Com distribuição da A2 Filmes, 'Anton: Laços de Amizade' está em cartaz no Cinema Virtual pela segunda semana, disponível na plataforma de cinema em cópias legendadas em português. Uma história de coragem e determinação, recomendada para quem gosta de dramas sociais e históricos.

Leia+: CRÍTICAS NÃO SOBRENATURAIS
Leia também: #CinemaVirtual


Nenhum comentário:

Postar um comentário