Páginas

quarta-feira, 24 de junho de 2020

#MilagresDoAmor

CRÍTICA - CABINE DE IMPRENSA [VIRTUAL]


'Milagre do Amor' (Mucize 2: Ask | The Miracle 2: Love, 2019), com direção de Mahsun Kirmizigül que também assina o roteiro da produção, é um drama turco ambientado em meados do século XX, com o cinema como um dos destaques da trama comovente e inspiradora.

O drama poderia ser apenas mais uma história de como o amor faz as pessoas aceitarem as coisas da melhor forma que podem, mas é um filme que inspira mudanças. Uma história que fala de pessoas, famílias, comunidades e suas realidades, mas ao narrar suas histórias busca mostrar que não é necessário se contentar com limitações, mas buscar o melhor que puder diante delas.

Uma história que ao mesmo tempo que incentiva tradições, mostra que não é para se apegar ao ponto de ficar limitado por elas. Deixando claro que mesmo as tradições mais antigas e aparentemente boas, quando deixam de funcionar, ao ponto de causarem malefícios as pessoas, é porque é hora de serem modificadas.


Assim, diante de uma fotografia belíssima e uma direção de arte bem cuidadosa, a história da bela jovem Mizgin (Biran Damla Yılmaz) e seu casamento arranjado com um homem, Aziz (Mert Turak), com uma deficiência motora séria inicia. Pensando que a vida havia acabado para ela, Mizgin busca aceitar seu destino cruel de viver do lado de um homem que não deseja. No entanto, quando o público pensa que o "milagre de amor" é a aceitação da esposa em viver o resto da vida cuidando de um marido deficiente, a trama mostra que a questão é outra, que a proposta no roteiro é que o amor não é um sentimento para aceitar o que é ruim na vida, mas para fazer o melhor com as limitações que surgem. Mostrado que o amor não é um sentimento limitador ou conformista, mas algo que motiva o melhor das pessoas e o pior.

Um roteiro que fala não somente da história de amor romântica, mas de todos os tipos de amores, do amor pela família, pelos amigos, pela profissão, pela arte... Arte que é bem representada pelo cinema. Exaltado na produção através do único cinema da cidadezinha onde se passa a história.

A ambientação, em grande parte durante a década de 1960, permitiu que a produção pudesse exaltar como a sétima arte inspirou de uma forma única Aziz, que mesmo com uma grave deficiência, decidiu fazer tudo para se tornar o melhor marido que pudesse para a esposa e viu no cinema um grande aliado e motivador.


Com o apoio do professor Mahir (Fikret Kuskan), Aziz consegue ajuda para melhorar e no cinema local, inspiração para se tornar mais do que esperavam dele.

O filme 'Milagres do Amor' mostra como a arte, nesse caso a do cinema, pode se tornar um dos fatores motivadores a mudanças significativas na vida das pessoas. Inspirando, unindo e ensinado. Inclusive mencionando, ao longo do filme, produções do cinema mundial e tornando a experiência semanal uma acontecimento na cidade. Tanto que a cada novo filme exibido no cinema do lugar, eram feitos anúncios dos mais motivadores pelas ruas: "Sangue, lágrimas, dor, vingança, amor e conflito."

Destaque para a bem elaborada trilha sonora, a qual conta com músicas regionais e também com o rock da época, com direito a menções honrosas a Elvis.


A produção entra em cartaz amanhã (25) no Cinema Virtual, mas o #ContosNÃOSobrenaturais já conferiu 'Milagres do Amor' na Cabine de Imprensa Virtual da A2 Filmes! Novos tempos, novas tradições e o cinema não ficaria de fora.

Mesmo acreditando que a experiência de ir ao cinema com salas físicas nunca seja subistituída por ver filmes em casa para os amantes da sétimas arte, podemos aproveitar o momento adverso criado pela pandemia para somar, pois agora lugares que não tinham a experiência semanal do cinema, por não terem salas físicas em suas cidades, vão ter a oportunidade de acompanhar as estreias.

Por isso, para concluir o quanto inspirador foi esse filme e é esse projeto inédito do Cinema Virtual, faço minhas as palavras do professor Mahir de 'Milagres do Amor': "A Vida é curta. Perdoe, ajude, agradeça, ame, sorria e seja feliz."

Leia+: Leia também: CONTOS NÃO SOBRENATURAIS NA CABINE
Leia também: #CinemaVirtual


Nenhum comentário:

Postar um comentário