Páginas

quarta-feira, 20 de maio de 2020

#StarWars: Episódio I - A Ameaça Fantasma

CRÍTICA - TV/STREAMING

O primeiro filme da Trilogia Precol da franquia Star Wars de George Lucas, 'Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma' (Star Wars: Episode I - The Phantom Menace, 1999) inicia uma nova fase tecnológica do cinema. Sendo a primeira produção que investe pesado na criação de cenários e de personagens digitais, rompendo com vários dos padrões usados pelo cinema até então.

Com direção e roteiro de George Lucas 'Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma' narra a história de Anakin Skywalker (Jake Lloyd), um garoto de 9 anos que é escravo no planeta Tatooine, o qual tem um talento especial para construir e consertar coisas como robôs e naves, além de pilotar muito bem.

A trama se passa cerca de 30 anos antes dos acontecimentos do filme 'Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança'. Dois Cavaleiros Jedi, Mestre Jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e seu Padawan Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor), são enviados para negociar com a Federação de Comércio o fim do bloqueio no planeta Naboo, chefiado pela Rainha Amidala (Natalie Portman).

As negociação não saem como deveria e os Jedi acabam envolvidos em um incidente diplomático, conseguindo impedir temporariamente um golpe de estado, ao ajudar a Rainha Amidala a escapar de Naboo.

Na fuga, são obrigados a pousar no planeta Tatooine, para fazer reparos na nava da rainha e conhecem o escravo Anikin Skywalker (Jake Lloyd), quando vão comprar as peças para o conserto na loja de sucata de Watto, dono do garoto e sua mãe, Shmi Skywalker (Pernilla August).

Sem poder comprar as peças, pois não possuem dinheiro local, Qui-Gon aceita a ajuda do garoto e se mete numa corrida patrocinada pelos Hutts. Enquanto terminam de aparelhar o pod race para a corrida, Anikin apresenta a mãe dele e também seu dróide de protocolo chamado C3PO (Anthony Daniels), que foi construído pelo garoto.

Qui-Gon sente a Força em Anakin e também está convencido que o garoto pode ser "escolhido" de uma profecia Jedi, que promete o equilíbrio do universo e, por isso, decide levá-lo para se tornar Jedi depois da corrida.

O Jedi consegue negociar a liberdade de Anakin com Watto, mas não da mãe. Enquanto isso, Darth Maul (Ray Park) a mando de Darth Sidious, misteriosa figura por trás dos planos de golpe contra Naboo, está a caça da Rainha.

Vale dizer que, inspirada nas corridas de bigas romanas, a corrida de pod race de 'Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma' se beneficiou de toda a tecnologia digital da época para criar uma das mais empolgantes cenas do filme. Inclusive acena ganhou uma Edição Especial Estendida, quando o filme foi lançado em 3D nos cinemas.

'Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma' até hoje causa muitas discussões em relação a linguagem cinematográfica, já que o uso da tecnologia digital em grande escala no filme, agradou tanto quanto desagradou, mas é uma produção que abriu caminho para o que hoje é visto no cinema de ficção científica e também nos filmes baseados em quadrinhos, quando a questão é ir além dos cenários e personagens físicos.

Atualmente, com distribuído da Disney, 'Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma' se encontra disponível no catálogo do serviço de streaming do Amazon Prime Video, a partir desse mês (Maio), junto com os outros 5 filmes da franquia original de George Lucas, Trilogia Clássica e Trilogia Precol, e também o filme 'Rogue One - Uma História Star Wars'.


Leia+: #CríticasNÃOSobrenaturais
Leia também: CRÍTICAS SOBRENATURAIS



Nenhum comentário:

Postar um comentário